Desportos são normalmente geridos por um conjunto de regras ou costumes. Eventos físicos, tais como marcar golos ou cruzar uma linha em primeiro muitas vezes definem o resultado de um desporto. No entanto, o grau de habilidade e desempenho em alguns desportos, como Salto ornamental, Adestramento e Patinagem no gelo é julgado de acordo com critérios bem definidos. Isto, em contraste com outras actividades julgadas, comoconcursos de beleza e de musculação, onde a habilidade não tem que ser mostrada e os critérios não são tão bem definidos.
Os registos são mantidos e actualizados para a maioria dos desportos nos níveis mais elevados, enquanto que as falhas e as realizações são amplamente divulgadas na imprensa desportiva.
Os desportos são na maioria das vezes jogados apenas por diversão ou pelo simples facto das pessoas precisarem de exercício para se manterem em boas condições físicas. No entanto, o desporto e em especial o profissional é muito competitivo e uma importante fonte de rendimento económico e entretenimento.
História
Desportivismo
O desportivismo é uma atitude que luta pelo "fair play", pela delicadeza com os adversários e colegas de equipa, pelo comportamento ético e integridade, pelo jogo limpo, e pela ética na vitória ou na derrota.
O desportivismo expressa uma aspiração ou espírito que a actividade vai ser apreciada por si mesmo. O sentimento é bem conhecido pelo jornalista desportivo Grantland Rice, que disse "não interessa como ganhaste ou perdeste, mas como jogaste o jogo", o lema dos Jogos Olímpicos modernos é expresso pelo seu fundador Pierre de Coubertin: "O mais importante...não é vencer, mas sim, participar". Estas são expressões típicas desse sentimento.
A violência no desporto envolve cruzar a linha entre a concorrência leal e a violência agressiva intencional. Atletas, treinadores, fãs, e pais, por vezes, desencadeam comportamentos violentos sobre pessoas ou bens, em demonstrações equivocas de lealdade, dominância, raiva e/ou celebração. Tumultos ou vandalismo são problemas comuns e em curso em competições desportivas nacionais e internacionais.
Desporto profissional
O aspecto dos desportos, juntamente com o aumento do poder dos meios de comunicação e lazer, tem levado ao "profissionalismo" do desporto. Isso fez resultar algum conflito na prática desportiva, pois aí o salário é mais importante que o aspecto recreativo e onde os desportos passam a ser estruturados de forma a torná-los mais rentáveis e populares, perdendo assim, valiosas tradições.éticas De facto, o desporto, por definição, é uma actividade de lazer e "desporto profissional" não o é e não pode existir como tal. No entanto, o termo é comum e aceite para nomear um jogo ou outra actividade, considerada pela população em geral como desporto, que seja realizado por pessoas pela recompensa com a intenção de entreter os espectadores. O aspecto de entretenimento significa também que os desportistas e as suas mulheres são muitas vezes elevados ao status de celebridade na mídia e cultura populares. Por este motivo, muitos jornalistas têm sugerido que o desporto não deve ser divulgada pela mídia em geral, mas apenas por revistas especializadas.
Politica e Desporto
O desporto e a política podem influenciar-se muito um ao outro. Quando o apartheid era a política oficial na África do Sul, muitas pessoas do desporto, particularmente no râguebi de quinze, adoptaram a abordagem de consciência que não deviam aparecer em desportos competitivos. Alguns sentem que esta foi uma contribuição efectiva para a eventual queda da política de apartheid, outros acham que esta pode ter prolongado e reforçou seus piores efeitos.
Os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, realizados em Berlim foram uma ilustração, talvez o mais reconhecida em retrospecto, onde uma ideologia aproveitou-se do evento para reforçar a sua disseminação através de propaganda política.
Na história da Irlanda, os desportos gaélicos estavam conectados com o nacionalismo cultural. Até meados do século XX, podia-se ser proibido de jogar futebol gaélico, hurling, ou outros desportos geridos pela Gaelic Athletic Association(GAA), se se jogasse ou apoiasse futebol, ou outros desportos de origem britânica. Até recentemente, a GAA continuou a proibir o futebol e o râguebi em locais gaélicos. Esta proibição ainda á forçada, mas foi modificada para permitir que o futebol e o râguebi pudessem ser jogados em Croke Park, enquanto Lansdowne Road foi substituído pelo novo Aviva Stadium. Até recentemente, de acordo com a Regra 21, a GAA proibia também os membros das forças de segurança britânicas e membros da Royal Ulster Constabulary (RUC) de jogar jogos gaélicos, mas o Acordo de Belfast, em 1998, levou à remoção da proibição.
O nacionalismo é frequentemente evidente na busca de desportos, ou no seu relatório: as pessoas competem em equipas nacionais, ou comentadores e público pode adoptar uma visão partidária. Na ocasião, essas tensões podem levar a um confronto violento entre os jogadores ou espectadores dentro e fora do recinto desportivo, como na Guerra do Futebol. Estas tendências são vistas por muitos como contrária ao espírito fundamental do desporto, sendo levado a efeito para o seu próprio bem e para o gozo de seus participantes.
Um caso muito famoso quando o desporto e a política colidiram foi nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique. Homens mascarados entraram no hotel da equipe olímpica israelita e mataram muitos dos seus homens. Este caso ficou conhecido como o Massacre de Munique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário