Redes e mídias sociais alastram-se rapidamente. Neste turbilhão de recursos e opções as empresas buscam inserir seus produtos e angariar seguidores.
Em um esforço de sair na frente ou acompanhar a evolução tecnológica, muitos desperdiçam recursos, quando não, promovem conteúdos e criam perfis sem foco ou estratégia. O resultado, claro, não é nada bom. A empresa acaba por promover sua própria falta de visão e incapacidade.
Antes de prosseguir, vejamos alguns dados curiosos de uma pesquisa realizada pela InSites Consulting:
- Mais de 1 bilhão de pessoas, cerca de 70% dos usuários de internet usam redes sociais
- Uma sessão no Facebook dura em média 37 minutos e no Twitter 23 minutos
- 50% dos usuários de redes sociais se conectam a marcas
- Pessoas se tornam fãs no Facebook porque gostam do produto, não por causa da publicidade
- 36% postam conteúdos sobre uma marca nas redes sociais
- 2 em cada 3 funcionários se orgulham da empresa em que trabalham, porém somente 19% compartilham histórias nas redes sociais
- No Brasil, 86% são membros de pelo menos uma rede social. Os brasileiros sãomembros de 3,1 redes em média
Como já sabemos, através dos recursos virtuais podemos atingir um público tão grande que é difícil mensurar, mas as ações precisam ser coordenadas de forma que o público certo seja atingido pela mídia certa.
Vemos empresas que sugerem “Nos sigam no Twitter”, “Curtam nossa página no Facebook”… Mas, sinceramente: por que eu deveria fazer isso? Dê-me um bom motivo! Mostre-me assuntos importantes e interessantes para minha vida que farei isso com prazer.
Temos um perfil de interesse para cada uma das redes e mídias sociais. Independente do seu ramo de negócio é possível inserir-se no contexto de cada uma delas.
No geral
- Utilize links para seu site de forma moderada
- Busque o alvo comercial de forma sutil. Desta forma seu consumidor será influenciado harmoniosamente e com prazer
- Escreva sobre fatos relevantes para o dia a dia das pessoas. Curiosidades relacionadas ao seu ramo de negócio são bem vindas
- Escreva artigos específicos para cada mídia abordada, diversifique e obterá maior abrangência
- Lembre-se que #hashtags servem para agrupar assuntos, utilize palavras que estão em voga no momento
- Utilize as ferramentas de colaboração e republicação entre redes. Ex.: Ao publicar no LinkedIn o mesmo pode republicar no Twitter que por sua vez pode republicar no Facebook. Procedendo assim, você estimula seu público a utilizar as outras mídias e terá maior divulgação.
As mídias sociais são fontes poderosas de publicidade, desde que saibamos usá-las seguindo os padrões da comunidade. Não deixe de seguir estas regrinhas para não ter uma marca chata e inconveniente.
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