Ford investe na entrada do carro na Europa e em 2015 deve trazê-lo até ao Brasil
O Ford Mustang sempre foi um automóvel tipicamente norte-americano. É um carro com desempenho esportivo feito para chamar a atenção, por isso abusa de formas avantajadas e do porte às vezes exagerado. Mas o mercado de veículo não gira mais em torno dos Estados Unidos e a marca precisa de mais regiões para lucrar, por isso seu carro mais ícônico mudou na geração mais recente no intuito de ter maior aceitação.
Quem vê o novo Mustang percebe que seu design tem uma nítida influência europeia, com linhas mais comedidas, perfil suavizado e porte ligeiramente reduzido. Continua radical, mas agora com um toque de sofisticação no desenho e também na parte mecânica, com direito até a suspensão independente nas quatro rodas e opção de motor turbo. Não só isso, ele também passa a ser um produto global da Ford.
Pela primeira vez em mais de 50 anos de existência, o Mustang será vendido de forma oficial em países da Europa. O lançamento do carro no Velho Continente, aliás, já está marcado para o próximo sábado (24) em cerimônia antes da partida final da Champions League, o campeonato continental de futebol na Europa, entre as equipes Real Madrid e Atlético de Madrid. O evento é uma das principais vitrines do mercado europeu.
Também neste mês começam as vendas do Mustang 2015 nos Estados Unidos. Circula na rede que o carro custará interessantes US$ 24.425, cerca de R$ 54 mil, na versão de entrada com motor 3.7 V6 – há ainda opções com motor 2.3 turbo e 5.0 V8.
Uma Ford
Com essa estratégia, o Mustang entra para o seleto do grupo dos carros globais da Ford, parte de uma estratégia iniciada pela montadora há alguns anos que prevê um modelo para cada segmento que seja vendido na maior dos países onde a marca atua, a chamada "One Ford" (Uma Ford). Estão nesse pacote o Focus, hoje seu modelos mais vendido no mundo, o Fiesta, o Fusion, a picape Ranger e até o EcoSport, jipinho nacional que agora é vendido e produzido em outros mercados.
Inspirada pelo sucesso da GM do Brasil com o Chevrolet Camaro, que virou um objeto altamente desejado, a Ford poderá trazer ao País em 2015 a nova geração do Mustang pela primeira vez de forma oficial. Até então, somente importadores independentes vendiam o musclecar por aqui. A divisão nacional da marca até levou jornalistas brasileiros aos EUA para conhecer o carro de perto e testá-lo.
O Mustang, porém, dificilmente terá no Brasil um preço tão convidativo como o da versão de entrada nos EUA. Espera-se que a Ford repita a mesma fórmula da Chevrolet e importe apenas a versão top de linha, com a motorização mais potente. Nesse caso, deve chegar o Mustang GT, com motor 5.0 GT de 500 cv. Já o preço, como o do Camaro, poderá superar a faixa dos R$ 200 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário