Pesquisar este blog

sábado, 7 de junho de 2014

Google Chromecast começa a ser vendido no Brasil por R$ 199

   

O Google Chromecast, aparelho que leva a experiência da internet à TV e tem o formato de um PenDrive, começou a ser vendido hoje no Brasil, ao preço de US$ 199. O aparelho já está disponível nas lojas online PontoFrio.com, Extra.com e CasasBahia.com.

O dispositivo se conecta via HDMI ou internet WiFi a TVs de alta definição, e pode ser utilizado para gerenciar conteúdos por meio de tablets, computadores ou smartphones.

O Chromecast é multiplataforma, ou seja, funciona em aparelhos Android, iOS, Windows, Windows Phone, MasOS e ChromeOS. Ele também conta com uma extensão HDMI que pode ser usada como antena, para captar melhor o sinal de internet.

De acordo com o Google, a velocidade mínima para ter uma boa experiência com o Chromecast é de 1,5 Mbps (megabits por segundo), mas o ideal é a partir de 3 Mbps.

Nos Estados Unidos, o dispositivo já é comercializado há um ano. Em países da Europa e Ásia, o Chromecast chegou no mês passado. O Brasil é o 19º mercado do mundo a receber o gadget.

A intenção do Google é lucrar com a venda de aplicativos, e não com o aparelho em si: atualmente cerca de três mil profissionais trabalham para desenvolver apps específicos para a plataforma. Os usuários brasileiros contarão com os apps Netflix, Vevo, Crackle, Rdio, Viki, Plex, Real Player Cloud, dentre outros.

O Chromecast, aposta do Google para o mercado de streaming, finalmente chega ao Brasil. O aparelho, lançado em julho de 2013 nos Estados Unidos, desembarca nesta quarta-feira (4), no mercado brasileiro. Custando R$ 199, o dispositivo será vendido, inicialmente, apenas nas lojas online de Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. E, como "garota propaganda", o aparelho tem ninguém menos que a Galinha Pintadinha. 
Chromecast chega ao Brasil tendo Galinha Pintadinha como garota propaganda  (Foto: Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)
Segundo o Google Brasil, a chegada do gadget ao mercado nacional obedece ao plano da gigante de, cada vez mais, tratar o país como mercado "prime". O aparelho fez enorme sucesso nos EUA, e durante muito tempo conseguir comprá-lo era tarefa complicada. 
A grande vantagem do Chromecast é colocar na sua mão um controle remoto que você sabe utilizar e já está familiarizado com o ambiente e os comandos", diz Newton Neto, gerente de parcerias do Google. Ele explica ainda que o celular atua meramente como um controle remoto. Quem processa e quem usa a conexão é o Chromecast, que roda uma versão do Chrome OS. "Para usar o aparelho, não há curva de aprendizado. Se você sabe usar o celular e o YouTube, sabe usar o Chromecast", reforça Neto.
O Chromeast atua, basicamente, como  um set top box, ou aquelas caixinhas que recebem e tocam streaming. Sua configuração é rápida, e em mais ou menos cinco minutos ele está pronto e rodando, na sua TV, serviços como o Google Play Movies, YouTube, Netflix, Crackle, Rdio e muitos outros. Ainda segundo Newton Neto, a diferença entre o Chromecast e as plataformas das smart TVs é a simplicidade de uso.
O Chromecast suporta dispositivos de sistemas operacionais distintos (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)

Através de suporte e aplicativos, que podem ser instalados no navegador Chrome, o aparelho também pode exibir conteúdo de seu desktop, seja ele Windows ou Mac. Aliás, apesar de ser fabricado pelo Google, o aparelho também suporta normalmente iOS e, via aplicativo não oficial, o Windows Phone. 
A configuração é feita via app. Quem não tem um device iOS ou Android, pode fazer a instalação via desktop. O dispositivo tem o tamanho de um pen drive e precisa apenas de uma porta HDMI comum para funcionar, além uma USB ou tomada para alimentação. 
Na caixa, há ainda um extensor de HDMI para TVs que foram instaladas muito coladas à parede, e que tem também a capacidade de ampliar o sinal WiFi. Com o Chromecast, múltiplos devices emparelhados podem criar uma playlist colaborativa, com cada um sentado no sofa enfileirando seus videos favoritos, por exemplo. 
Chromecast chega a lojas físicas dentro de algumas semanas  (Foto: Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)

E, para chegar ao mercado nacional, o Chromecast foi "tropicalizado", ganhando cara e conteúdo da brasileiríssima Galinha Pintadinha, que se tornou a garota propaganda do produto no Brasil. Para o lançamento, o Google planeja ainda uma ação em seus canais para promover conteúdo e aplicativos relacionados ao serviço. 
Ainda segundo o Google, o produto deverá ser vendido em outras lojas - e não só as online - já nas próximas semanas. O aparelho, que é importado, chega custando pouco mais que o dobro do vendido no mercado americano, mas ainda é um dos dispositivos de streaming, com conteúdo associado, mais barato do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário